Veja se Sibutramina / Reductil Emagrece, Antes e Depois, Bula, Efeitos Colaterais e Como Tomar!
Conteúdo deste Artigo:
Sibutramina é o nome comercial de um medicamento cujo princípio ativo se chama cloridrato de sibutramina monoidratado.
Esse medicamento foi idealizado para o combate de distúrbios e disfunções psicológicas.
Hoje já se sabe que grande parte das desordens psicológicas são causadas por falhas ou alterações de comunicação química (por exemplo, de substâncias neurotransmissoras como a noradrenalina) entre regiões do cérebro.
Aliando esse fato ao conhecimento químico e farmacêutico, medicamentos diversos foram idealizados para que se pudesse restabelecer a normalidade da comunicação química no cérebro do paciente e a Sibutramina é um desses medicamentos.
Esses medicamentos ficaram conhecidos como medicamentos antidepressivos, pelo simples fato de serem empregados principalmente no tratamento da depressão e seus sintomas físicos e psicológicos.
Essa doença é particularmente grave e se tomarmos dados relacionados ao Brasil, a estimativa é que aproximadamente 10% da população sofra com essa doença.
Além disso, segundo a ONU, o Brasil é o país que mais sofre com depressão entre todos os países que estão em desenvolvimento.
O mecanismo de ação desse medicamento no nosso corpo é muito complexo, mas a ideia básica é que ele age no hipotálamo, uma região do cérebro responsável por coordenar as sensações e emoções do indivíduo.
No caso específico da depressão, esse medicamento irá combater sensações negativas, pensamentos catastróficos, tristeza profunda, falta de motivação para realização de atividades e isolamento social.
O curioso é que hoje a Sibutramina não é só empregada no tratamento de depressão e outros transtornos psicológicos, mas principalmente é utilizada no tratamento da obesidade.
A princípio você pode pensar que não há relação entre essas doenças, mas elas se relacionam pelo modo de ação da Sibutramina no corpo.
A Sibutramina age no hipotálamo, região responsável por coordenar as emoções e sensações, inclusive a fome.
Assim, o princípio é que essa substância é capaz de controlar o mecanismo da fome no indivíduo, fazendo com que ele sinta menor necessidade de comer.
O resultado é uma diminuição na ingestão calórica, o que provavelmente acarretará na perda de peso.
É capaz de diminuir o apetite e conferir ao paciente uma maior sensação de saciedade.
Apresentação
O medicamento cloridrato de sibutramina monoidratado é apresentado em forma de cápsulas.
As versões de apresentação desse remédio diferem entre si em relação à quantidade de cápsulas e também em relação à concentração do princípio ativo em cada cápsula.
Em relação à quantidade: o medicamento está disponível em versões com embalagens contendo 10 cápsulas ou 30 cápsulas.
Em geral, a versão a ser escolhida depende muito do tempo e da intensidade do tratamento.
A vantagem é que comprar uma embalagem com 30 cápsulas muito provavelmente será mais barato do que comprar 3 caixas com 10 cápsulas.
Por isso, adeque essa quantidade à sua necessidade.
Em relação às concentrações, existem versões que contam com 10 miligramas, enquanto uma segunda conta com 15 miligramas.
É importante citar que dessa 10 miligramas, apenas 8,37 miligramas correspondem à massa de sibutramina no medicamento. O restante equivale a componentes secundários como lactose e celulose.
Ocorre de maneira análoga para a versão de 15 miligramas: dessas, apenas 12,55 miligramas correspondem à massa de sibutramina. O restante é composto pelos ingredientes secundários que compõe a cápsula.
Indicação
Como já foi citado, a Sibutramina é indicada para o tratamento de obesidade, assim como perda de peso que tenha importância clínica.
É importante ressaltar que o medicamento deve ser utilizado junto com um plano de dieta hipocalórico, isto é, que fornece poucas calorias.
Essa dieta deve ser combinada ainda com exercícios físicos de esforço, sendo o medicamento indicado principalmente quando há extrema dificuldade de redução de peso apenas com exercícios e dieta.
Há um padrão bem estabelecido para os casos de indicação e que perpassa pelo cálculo do IMC. IMC é um índice – ÍNDICE DE MASSA CORPORAL – que é medido dividindo-se o seu peso pelo quadrado da altura.
A Sibutramina é recomendada para pacientes obesos com IMC igual ou superior a 30 kg/m². Ainda sim, pode ser indicado para pacientes com IMC de 27 kg/m², contanto que haja alguma doença associada como hipertensão ou diabetes.
A Sibutramina 15mg emagrece quantos quilos?
É difícil dizer quantos quilos.
A ação será mais pronunciada em pacientes com maior peso corporal.
Vários antes e depois estão disponíveis na internet, mas é preciso ter muito cuidado: em geral, as fotos fazem parecer que a perda de peso foi muito maior do que a perda de peso que realmente aconteceu.
Contra-indicação
1) Em primeiro lugar, como qualquer medicamento, a Sibutramina é contra-indicada para pacientes que possuam alguma sensibilidade ao composto;
2) A segunda recomendação mais comum é óbvia: o medicamento não deve ser utilizado por pacientes que tenham ou tiveram durante a vida algum transtorno alimentar como anorexia e bulimia. Esses transtornos se caracterizam pelo desejo excessivo de emagrecimento, através da interrupção na alimentação. Certamente não faz sentido ministrar um medicamento que tira o apetite para um paciente que pode sofrer e muito com essa perda de peso;
3) Seu uso não é recomendado para gestantes e lactantes, bem como para pacientes que estejam tomando medicamentos MAOs – monoaminoxidases.
Efeitos colaterais
Por mais seguro que seja o medicamento, sempre existem efeitos negativos que podem ser manifestados durante o tratamento.
1) Alterações cardíacas: o medicamento pode estar associado ao aumento da pressão arterial e frequência cardíaca. Deve haver um acompanhamento em relação a esses índices. Portanto, não deve ser utilizado por pacientes que tenham histórico de doenças cardíacas ou cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, arritmia cardíaca, derrame e doença coronariana;
2) Pode provocar o agravamento de glaucoma, principalmente de glaucoma de ângulo fechado;
3) O uso de sibutramina pode causar aumento da pressão nos pulmões, uma doença extremamente letal.
4) Pode provocar eventos de epilepsia, principalmente em pacientes com predisposição para essa condição;
5) Pode acentuar alguns tipos de disfunções hepáticas;
6) Pode causar hemorragias;
7) Pode prejudicar as habilidades motoras.
Características adicionais do medicamento
O preço desse medicamento certamente se altera em relação à versão.
Para se ter uma ideia, a versão de 15 miligramas com 30 cápsulas sai por em média 65 reais.
Você pode comprar o medicamento nas farmácias.
O medicamento é de venda controlada e certamente será exigida receita médica datada e assinada pelo médico responsável.
Ainda é possível comprar online (por exemplo, mercado livre) este medicamento: existem vários anúncios de “Vendo Sibutramina sem receita”.
Tome cuidado com esse tipo de transação: você não tem como garantir a procedência e a segurança desse medicamento.
Esse medicamento é indicado principalmente para obesos que precisam emagrecer por motivos de saúde.
A obesidade é uma doença extremamente debilitante e grave, que pode levar à morte.
Clique aqui agora para ver se Xenical / Orlistat 120mg faz perder cintura mesmo