Sopa de Cebola para Emagrecer, Perder Barriga e Peso Rápido!

sopa de cebola com carne de frango

Sopa de Cebola para o Emagrecimento: veja o que é, como fazer e preparar, receita e benefícios!


Talvez a grande maioria das pessoas imagine que sopas são saudáveis e fazem bem para o nosso corpo.
De fato, as sopas feitas com ingredientes naturais e sem a adição de sódio, conservantes e estabilizantes são boas pedidas se você está tentando tornar seus hábitos um pouco mais saudáveis.
Além disso, as sopas são sabidamente aliadas no processo de emagrecimento.
Não à toa, existem dietas pautadas basicamente no consumo desses alimentos, como a própria Dieta da Sopa, que privilegia refeições como sopas e cremes de legumes extremamente nutritivos e completos.

Esse artigo em específico trata sobre uma variedade de sopa, a sopa de cebola.
De tão benéfica e completa que é essa sopa, algumas dietas acabaram tornando esse alimento o prato principal das refeições como almoço e jantar.

Algumas estatísticas apontam que uma dieta baseada no consumo dessa receita é capaz de promover uma considerável perda de peso de aproximadamente 5 quilos em sete dias.

O interessante das dietas baseadas no consumo de sopas é justamente a característica principal desse prato: a temperatura.

Esse alimento torna-se muito bem vindo em climas frios, pois além de ser nutritivo, dá muito prazer consumir algo quente no inverno.

E de brinde, se você fizer uma dieta da sopa no inverno, certamente você irá emagrecer mais.

Nós humanos pertencemos a uma classificação de animais conhecida como animais homeotérmicos.

sopa de creme cebola simples outback olivier receita cremosa light para emagrecer

Esse tipo de animal é capaz de manter a temperatura de seu corpo constante, através de uma série de reações metabólicas.

Para isso, utiliza como fonte de geração de energia os alimentos consumidos.

No inverno, a temperatura ambiente tende a ser proporcionalmente menor.

O natural é que haja um fluxo de calor do corpo mais quente para o corpo mais frio: assim, se estamos em um ambiente frio, a tendência é que o nosso corpo perca calor e assim diminua sua temperatura.

No entanto, diminuir a temperatura do nosso corpo pode ser muito perigoso, pois acaba impactando no desempenho de nossas funções fisiológicas (a diminuição extrema da temperatura corporal com comprometimento das funções corpóreas é conhecida como hipotermia).

Assim, o nosso corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura do corpo na casa dos 37 ºC e gastar mais energia significa queimar mais calorias.

Portanto, é muito mais fácil perder peso sob baixas temperaturas do que sob altas temperaturas. Nessas situações, por exemplo, sopa de cebola para emagrecer é uma ótima pedida.

Benefícios da Cebola

Não por acaso a cebola foi escolhida como ingrediente principal da sopa: depois de ler a lista de benefícios que esse alimento é capaz de fornecer ao nosso organismo, você vai ficar espantado e com certeza vai querer incluir esse alimento com frequência no seu cardápio.



1º : A cebola definitivamente protege o seu sistema circulatório. É abundante em substâncias conhecidas como flavonoides, que promovem uma melhora na circulação do sangue. Também é rica em um mineral conhecida como silício (de fórmula química Si), que previne o aparecimento de trombos (sangue coagulado) além de prevenir também o desgaste das artérias e veias;

2º : É capaz de combater a anemia, pois é rica em ferro e também em vitamina do tipo E. Assim, auxilia na formação do sangue e das hemácias (glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio até as células – o ferro é indispensável nesse processo, pois ele capta as moléculas de oxigênio);

3º : A cebola pode amenizar os sintomas de doenças que acometem o sistema respiratório como bronquite, constipações e resfriado. Tudo isso por ser rica nas vitaminas do tipo C (conhecida aliada no tratamento de doenças) e A;

4º : Cebola é rica em potássio. Quando há um acúmulo de líquidos no nosso corpo, a tendência é que haja um aumento de pressão arterial. Existe um mineral conhecido como potássio (de fórmula química K) capaz de promover a eliminação de grande parte desses líquidos em excesso. Isso contribui para a normalidade da pressão arterial, além de contribuir evitando a ocorrência de doenças como cálculos renais e gota;

5º : Esse super alimento também é capaz de prevenir contra doenças que atacam o seu sistema nervoso, o centro de comando do nosso corpo. É rica em vitamina do tipo B, essencial na transmissão dos sinais elétricos do impulso nervoso. Além disso é rica em magnésio (de fórmula química Mg), mineral capaz de melhorar a funcionalidade do sistema muscular e nervoso;





6º : Como já está claro até aqui, a cebola é muito boa para emagrecer. Em primeiro lugar, é pouco calórica, o que é essencial se você está tentando emagrecer. Como se não bastasse, também é rica em fibras. Essas fibras são muito difíceis de serem digeridas pelo nosso organismo; o resultado é que esse alimento permanece por muito mais tempo no nosso estômago, dando uma maior sensação de saciedade. Promove uma limpeza no sistema digestório como um todo, sendo capaz inclusive de melhorar a regulagem do intestino;

7º : É rica em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres responsáveis por ocasionarem mutações celulares, desencadeando doenças como o câncer;

A cebola é útil para o seu emagrecimento. É claro que você deve compreender que comer uma cebola do Outback, por exemplo, não vai fazer você emagrecer, pois ela é preparada de tal forma a tornar o alimento extremamente calórico, o que não é interessante se você pretende perder peso.

Receita de Sopa de Cebola Cremosa

sopa de creme de cebola light caseiro emagrece ou engorda para emagrecer

Não existe apenas essa receita, pois há várias outras variações

Você precisará de:

– Cebola picada (em média 3 cebolas);

– Azeite de oliva (1 colher de sopa);

– Água (duas xícaras);

– Manjericão (de preferência fresco);

– Orégano (1 colher de sopa);

– Caldo light (1 tablete de sabor de sua preferência);

– Queijo Cottage (1 xícara);

– Sal a gosto.





O preparo é muito simples.

Você deve refogar a cebola no azeite, adicionar a água e o caldo de sua preferência.

Deixe ferver e em seguida desligue o fogo, adicionando os demais ingredientes.

Temos também a receita de sopa de cebola do Ceasa e a sopa de cebola Olivier.

A sopa de cebola é saudável e é uma ótima opção para promover o emagrecimento.

Mesmo que seu objetivo não seja emagrecer, esteja atento para os benefícios que esse alimento pode trazer para sua saúde.

Afinal cebola emagrece ou engorda?

Faça o seu comentário.

A sua opinião é importante.

Clique aqui agora para ver como fazer, preparar e receitas da Sopa Detox