Dieta Dukan: Como Fazer, Fases, Cardápio e Receitas!

dieta das proteinas puras

Veja como fazer passo a passo a Dieta Dukan, suas fases, cardápio e receitas!

Tendo o seu criador, pelo médico francês Dr. Pierre Dukan a mais de trinta anos, já que via que muitos de seus pacientes não conseguiam perder peso com dietas tradicionais, ela nada mais é que uma dieta da proteína, onde até hoje, faz sucesso entre as pessoas que a aderem e perdem peso.

Devido ao grande sucesso dessa dieta, o próprio médico chegou a publicar um livro falando passo a passo dessa dieta, onde todos os carboidratos e gorduras são cortados, tendo cem por cento de proteína no cardápio.

É um tipo de dieta que não só quem quer perder peso adere, mas pessoas que fazem exercícios físicos, querem queimar aquelas gordurinhas a mais e aumentar a massa muscular, a deixando magra, também a usam.

No livro pdf (Eu não consigo emagrecer), tem todo passo a passo de como fazer essa dieta com segurança, mas para que se possa entender melhor como ela funciona, faremos um breve resumo de como funciona e como fazer, pois, é repartida em quatro períodos distintos, onde mexe com a sua alimentação, toda vez que se muda de fase.

Fases da Dieta Dukan

Para entender melhor, como falamos anteriormente, ela é dividida em fases, ou períodos, se assim quiser chama, sendo um total de quatro fases.

Fase de ataque

É considerada a fase de introdução no qual somente proteína é ingerida e que pode perdurar uns dez dias.

Fase cruzeiro

É quando alguns legumes são introduzidos, tendo os seus dias alternados, onde um dia só come proteína e no outro, se come proteína com algum legume, tendo uma média de mais ou menos cinco dias e podendo prolongar, de acordo com a necessidade da pessoa.

dieta da alternancia das proteinas

Fase de consolidação

É a transição e vai depender o tempo da sua duração, pois vai de acordo com o peso pretendido a perder. Sendo assim, a cada um quilograma que você perde, terá que fazer mais dez dias dessa faze. Também é quando se introduz algumas frutas, queijo, farelo de trigo, pão integral e amido.

Fase da estabilização definitiva

É quando você volta a se alimentar normalmente, usando os alimentos estabelecidos na fase anterior, mas tirando um dia da semana, de preferência as quintas, para ingerir somente os alimentos da fase de ataque.

Este é o passo a passo da dieta e de cada uma de suas fases.

Alimentos permitidos e não permitidos em cada fase da Dieta Dukan

Fase 1

Pode consumir somente:





– Aves;

– Língua de boi;

– Carne vermelha (pode ser de boi ou porco, mas tem que ser magra, ou seja, sem gordura);

– Fígado;

– Frango;

– Frutos do mar;

– Peixes;

– Presunto;

– Proteína vegetal vegetal que seja pobre em carboidrato;

– Laticínios de origem animal;

– Chá;

protideos

– Água sem conter sais minerais;

– Café;

– Leite com farelo de aveia;

– Panqueca de aveia;

– Para temperar, pode usar condimentos, ervas, limão e vinagre, sendo que ao usar mostarda, tem que moderar na quantidade.

O restante dos alimentos ficam proibidos.

Fase 2

Pode acrescentar:

– Pepino;

– Tomate;

– Rabanete;

– Espinafre;





– Vagem;

– Alho-poró;

– Aipo (salsão);

– Couve;

– Funcho;

– Aspargos;

– Acelga;

– Endívias;

– Abobrinha;

– Berinjela;

efeito sanfona

– Beterraba;

– Cenoura.

– Não pode ingerir batata, arroz, todos os tipos de ervilha, milho, fava, grão de bico, lentilha, alcachofra, abacate e salsifi.

Esses alimentos também não devem ser usados na primeira fase.

Fase 3

Pode acrescentar:

– Duas fatias de pão (tem que ser integral) por dia;

– Frutas (exceto cereja, uva e banana);

– Duas colheres de sopa de farelo de trigo;

– Quarenta gramas de queijo branco e somente duas vezes por semana;

– Duas porções de amido de milho, ou seja, uma porção ao dia, somente dois dias da semana.





Fase 4

É só usar os alimentos citados em todas as fases, onde se complementa com a terceira, sendo que uma vez por semana, só ingerir alimentos da primeira fase.

Sabendo os alimentos que se pode usar em cada fase, já dá para saber como fazer e como melhor montar o seu cardápio diário, que dá para variar, sem enjoar dos alimentos estabelecidos, além de poder criar receitas variadas também.

E seguindo à risca as instruções do Dr. Dukan, vai notar claramente a diferença no antes e depois da dieta, pois os efeitos serão bem visíveis.

Dieta Dukan e exercícios

O próprio Dr. Pierre Dukan, alerta para a importância de se fazer exercícios físicos durante a dieta e depois também.

Nem que seja ao menos uma caminhada de trinta minutos diariamente, pois sem exercícios, os efeitos não vão ser os mesmos e pode demorar mais para perder peso.

Sendo que no ponto de vista do Dr. Pierre Dukan, depois de muitos anos de estudo, a vida sedentária, é a maior causa de excesso de peso.

Clique aqui agora para ver a Dieta Paleolítica com receitas para emagrecer rápido